Recomeços
lucysite Uncategorized aulas, covid, familia, ioga, meditacao, saude, yoga 0
Neste dia que escrevo neste meu blog, passaram alguns meses nos quais entrei num projecto pessoal que deu errado e tive algumas desilusões e mudanças a nível pessoal e profissional. Quando iniciava o meu processo de olhar para dentro, planear quais os passos a seguir, o Covid instalou-se no meu corpo.
Uma das coisas que nos ensina a doença, e neste caso junto com o isolamento obrigatório, é que além de não controlarmos nada, temos de colocar em prática a resiliência sobretudo no dia-a-dia e para a nossa saúde mental, mas também que se o contexto nos pede para abrandar, parar parar, por alguma razão é.
No meu caso pessoal, fui forçada a entrar de férias repentinamente e fiquei passado quinze dias de baixa. Nas férias aproveitei para estar muito com a minha família e animais de estimação, assim como voltar para os meus projectos pessoais, os quais tinha desleixado para me dedicar de corpo e alma a uma relação. Agora durante a baixa, e apesar do corpo não querer colaborar, tenho tentado olhar para este tempo fechada em casa para um tempo de reflexão e aproveitar todos os minutos com a minha cadela que já está idosa e comigo mesma, observar o meu corpo, nutri-lo e alonga-lo, pois as dores fazem com que se contraia. Há um tempo também para dar valor ao espaço onde vivo, o que posso ver da minha janela e ao facto de ter a oportunidade de curar.
Tenho feito algum Yoga mais lento, mas dócil e feitomeditação pois as aulas presenciais e online também tiveram uma paragem forçada esta semana. Praticar tem-me feito mais humilde, pois reconheço que devo ouvir o meu corpo e dar-lhe o que precisa e pode fazer e não o que eu quero para ele. Pelo menos enquanto recupero forças.
E por aí quem se viu forçado a para com Covid e como se sentiram? como recuperam?
Mudras – O que são, para que servem
Os Mudras são gestos feitos com os dedos das mãos. Podemos utiliza-los durante a meditação ou pranayama e com o objectivo de ampliar o fluxo de prana no corpo.
São usados então para guiar o fluxo de energia, estimulando várias partes do cérebro e criar um circuito de energia específico no corpo e na mente.
Deixo aqui quatro mudras e o que beneficiamos quando os utilizamos:
Vayu mudra – ajuda a eliminar problemas relacionados ao excesso de gás (imagem https://www.suryanamaskar.org)

Gyan mudra – ajuda a aumentar a concentração e a memória, reduz o stress (imagem https://nepalyogateachertraining.com)

Shuni mudra – ajuda a encorajar a compaixão, compreensão e paciência (imagem em banco de imagens)

Prana mudra – ativa a energia adormecida dentro do corpo para nos sentirmos com energia e força (imagem https://blog.aurha.com.br)

Top Professores de Yoga (para minha inspiração)
Com certeza já te deste de conta de quais as pessoas que mais te influenciam em diversas áreas da tua vida. Tal como em qualquer dos nosso gostos, hobbies, paixões, haverá sempre alguém que nos mostra as coisas de forma diferente, que nos ensina e que nos entusiasma.
Neste contexto, deixo os links de algumas das pessoas no mundo do #yoga que mais me inspiram e guiam:
- Alexandra Pereira – https://www.vidya-academia-yoga.com/
- Sofia Mano – https://www.sofiamano.com/
- Adriene – https://yogawithadriene.com/
- Patry Montero – https://www.instagram.com/patrymontero/
Espero que vos inspire tanto a vocês como a mim 🙂
Boas práticas e já sabem : podemos encontrar-nos em aulas de Yoga Presenciais ou Online. – ola@lucy.pt
Um beijinho.
Lucy
Yamas e Niyamas o que são?
lucysite Mundo do Yoga, Uncategorized ioga, niyamas, yamas, yoga, yona online 0
“Quando o yogi se torna qualificado, através da prática da disciplina ética, por abster-se de ações ilícitas (yama) e da auto superação (niyama), pode (então) começar a prática de asanas e das outras técnicas.”
Yoga Bhasya Varana, II:29
Os yamas e niyamas têm como objectivo a purificação do indivíduo a todos os níveis
Yama significa controle, domínio. Os Yamas podem ser entendidos como a conduta do praticante de Yoga na sua relação com o mundo, aquilo que praticar e aquilo que deve evitar.
Os Yamas são:
Ahimsa – é o princípio da não-violência. Não usar nenhum tipo de violência de acção, ou de pensamento.
Satya – Verdade em todos os níveis: pensamentos, palavras e acções.
Asteya – Não roubar, não cobiçar ou invejar bens ou conquistas alheias.
Brahmacharya – Não desvirtuar a sexualidade, não usar o outro apenas para uma satisfação egoísta dos nossos desejos.
Aparigraha – Desapego, não possessão em relação a tudo, sejam bens materiais, sejam relações afectivas.
Niyama – Diz respeito à vida interior do praticante. Os Yamas estão ligados à nossa relação harmoniosa com os outros e os niyamas têm a ver com a nossa relação com a vida.
Os Niyamas são:
Shauchan – Purificação interna e externa. Boa alimentação, hábitos de vida saudáveis, técnicas de limpeza do organismo, bem como pensamentos e emoções “limpos”.
Santosha – Santosha é o contentamento. Cultivar uma atitude positiva, alegre, tranquila, independentemente das circunstâncias externas.
Tapas – Esforço sobre si próprio, auto-superação. Há três tipos de tapas: o que se relaciona com o corpo (káyika), tapas da palavra (váchika) e da mente (mánasika).
Swadhyaya – Auto-estudo através da auto-observação constante e do estudo da metafísica do yoga.
Íshwara Pranidhana – agirmos sem esperarmos recompensas, servir o outro, servir a humanidade.
Ninguém espera que memorizemos isto tudo, apenas que consigamos perceber se praticamos todos ou em parte os Yamas e Niyamas para uma evolução do nosso eu 🙂
Abordamos alguns destes assuntos e dúvidas muitas vezes durante o decorrer das nossas #aulasonline e #aulaspresencias de Yoga. Queres experimentar uma aula de Yoga gratuita? envia-me email para ola@lucy.pt. Até já.
Yoga em casa
lucysite Iniciação ao Yoga, Pratica de Yoga, Saúde bem-estar, yoga, yoga em casa 0
O Yoga quando praticado em casa é eficaz, principalmente quando feito de forma consistente e regular.
Uma das vantagens de praticar em casa é o custo-benefício pois não perdemos tempo ou dinheiro em deslocações e em média é mais económico.
Por vezes até gostaríamos de experimentar uma aula de Yoga mas sendo em ginásios ou outro tipo de locais, não nos sentimos à vontade para o fazer em frente a outras pessoa. Praticando em casa não existem inseguranças nem comparações, mesmo fazendo aula em grupo via Zoom por exemplo.
Se te encontras nesta situação, ada como experimentar uma aula. Normalmente são oferecidas as aulas experimentais ou abertas para que todos possam ter acesso a esta pratica tão boa 🙂
É hoje que arriscas?
Problemas de estômago e as emoções
lucysite Saúde emoções, estomago, yoga 0
É comum associar dores ou incómodos estomacais com alimentação, quando algo nos incomoda afirmamos quase imediatamente “deve ter sido algo que comi” ou “o almoço deve ter caído mal”, mas nem sempre esta pode ser a causa.
Vou contar-vos a minha história sobre problemas gastro-intestinais (sexy eu sei :D) . Fiz uma mudança de emprego e cidade há dois anos e para alguém com ansiedade (controlada pelo Yoga) e que gosta de manter rotinas e o controlo sobre tudo, foi um assunto que mexeu comigo, mas estava feliz com a mudança, gostava do trabalho e do local onde vivia, todo um mundo novo.
Quando as coisas começavam a estabilizar, a minha senhoria começou a perseguir-me, fosse por carência, fosse porque eu pedia para algumas coisas serem arranjadas (pois estavam podres, a cair) e ela estava sempre a fugir ao assunto tentando que fosse eu a arcar com as despesas. Além desta situação a minha relação amorosa era tóxica mas na altura, já se sabe, não via o que estava bem patente. Tudo foi acumulando dando origem a azia 24 horas por dia durante meses. Após exames, tratamentos, medicamentos e meditação, de uma hora para a outra … passou. Eu nem dei bem conta .. mas percebi que tinha coincidido com a mudança de casa e o fim da minha relação. Coincidência? talvez. Resultado dos tratamentos e meditação? quem sabe.
Ainda há umas semanas aconteceu o mesmo e percebi que foi no seguimento de uma pessoa “falar para cima do meu almoço”sem máscara (atravessamos uma pandemia), aquilo mexeu de tal forma com o meu sistema nervoso que começou tudo de novo. Experimentei valeriana durante uma semana e fui ficando melhor, mas tendo cuidados também co ma alimentação e a minha postura perante o quotidiano.
Conclusão, tenho feito mais respirações, meditação, tento relevar os comportamentos das outras pessoas mas também a minha reacção ao que elas fazem ou dizem.
E é uma das coisas que o Yoga me trouxe de bom – esta capacidade para parar, pensar, sentir e verificar o que origina estas situações.
E vocês como lidam com estas situações emocionais que afectam a vossa saúde?
Conforto na prática do Yoga ou Alongamentos
Somos todos diferentes, certo? física e psicologicamente, como tal como podemos pensar que numa aula de Yoga (Online ou Presencial) vamos fazer as posturas da mesma forma que o nosso colega de aula ou professor?
Precisamente por cada corpo ser um corpo e cada pessoa ser uma pessoa individual e com características próprias, cada praticante deve procurar na pratica de Yoga o seu conforto e a estabilidade.
Por vezes é necessário ficar por algum tempo, numa postura imóvel, o que se torna um desafio sobretudo para os iniciados na prática de Yoga. Um aluno iniciado, ou que não costume praticar exercício físico, pode sentir algum desconforto muscular, agitação mental (o seu cérebro a dizer.. esta a doer, não aguento, que estou a fazer aqui?) e otros que tal.
Mas há boas notícias! tal como em qualquer actividade física ou desporto, temos de experimentar e voltar a repetir mais algumas vezes até percebermos quais os nossos limites mas também até onde podemos ir dentro da postura.
Convido-te a que experimentes focar-te em uma ou duas posturas de yoga (sempre acompanhadas online ou presencialmente por um professor certificado) e vejas a sua evolução ao fim de algumas repetições em dias e práticas diferentes. Depois partilha comigo como correu :).
Como aliviar as dores menstruais
A mulher lida com as dores menstruais consoante a forma como o seu corpo reage, conforme conhece o seu corpo e na forma como lhe foi transmitido que este facto da vida iria aparecer na sua vida e desenrolar-se.
Enquanto que para muitas, a menstruação e o tpm se desenrolam com apenas um “incomodozinho”, para outras traz dores, fluxos intensos e quase que as levam a fazer uma petição para ter direito a baixa no emprego.
Para quem sofre de dores menstruais as escolhas mais óbvias são: tomar medicação, recorrer a produtos naturais ou ao Yoga (restaurativo na sua maioria).
Eu, pessoalmente sofro com dores todos os meses, mau estar, alterações hormonais. Vou contar-vos uma história: Um dia, tinha marcado uma saía com amigos e estava cheia de dores, como já me tinha “cortado” várias vezes a sair com eles , pensei: “não posso voltar a dizer não!” e como tal resolvi fazer umas posturas de Yoga, respiração, dar-me um tempo e depois um banho quente a ver como ficava.. e .. resultou, fiquei como nova!!! pensei “tenho de voltar atentar isto a ver se foi coincidencia ou não”; assim o fiz no mês seguinte e voltou a funcionar. Amazing!!!!
Algumas vezes enquanto trabalho, também faço um chá de anis estrelado, canela e gengibre que ajuda a melhorar as cólicas.
Como quero partilhar estes benefícios com quem possa usufruir deles, vou dar uma masterclass online sobre este assunto para poder ajudar que também sofre destas consequências todos os meses.
Juntas-te a nós?
MASTERCLASS ONLINE SOBRE ALIVIO DAS DORES MENSTRUAIS ATRAVÉS DE ALGUMAS POSTURAS DE YOGA, TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO E DICAS PARA ALIVIAR AS DORES NESTA FASE DO MÊS.
INSCRIÇÕES: OLA@LUCY.PT
DATA: A COMBINAR APÓS UM NÚMERO MÍNIMO DE INSCRIÇÕES
VALOR: 2,5€/PESSOA
INSCRIÇÕES ATÉ 05/05